Escolha uma Página

Conheça nossos principais serviços

Há mais de 50 anos no mercado e com inúmeros clientes satisfeitos, a Civilsolo oferece soluções inteligentes na área de geotecnia e engenharia de fundações.

Estacas Escavadas Mecanizadas

blank

Ensaios de CPTu

blank

Estacas Strauss

blank

Tubulões à Céu Aberto

blank

Controle de Terraplenagem e Pavimentação

blank

Ensaios de Laboratório de Solos

blank

Projetos de Fundação

blank

Assessoria Geotécnica

blank
blank

Sondagens a Percussão (SPT)

As sondagens a percussão com ensaios SPT (do inglês Standard Penetration Test, traduzido como Teste de Penetração Padrão), normatizadas no Brasil pela NBR 6484, NBR 6502 e NBR 7250, são procedimentos de campo que possibilitam o reconhecimento geotécnico do subsolo. As prospecções identificam as camadas, tipos de solo, a resistência ao longo da profundidade perfurada, e o nível do lençol freático. 

Os resultados destes ensaios garantem a caracterização do solo e fornecem parâmetros geotécnicos para projetos de fundação, estudos de estabilidade de taludes, estruturas de contenção e demais obras de engenharia.

Quando não realizadas corretamente, todas as etapas subsequentes ficam comprometidas com sérias implicações, como projetos de fundação mal dimensionados. Quando superdimensionados, há prejuízo financeiro, pois haverá custos desnecessários com estacas mais profundas e robustas e, às vezes, em maior quantidade do que o necessário. Quando os projetos são subdimensionados há riscos com recalques excessivos da estrutura, rupturas de taludes, fissuras e trincas nas construções e até o seu colapso.

Conhecer o solo é essencial para qualquer tipo de construção

Assista esse curto vídeo e entenda a importância de conhecer o solo antes de fazer a fundação de sua casa ou empreendimento.

Estacas Escavadas Mecanizadas

As estacas escavadas são elementos da fundação profunda e executadas por um equipamento hidráulico rotativo montado sobre chassi de caminhão perfuratriz, com trado helicoidal colocado na ponta de uma haste telescópica que perfura e transporta o solo escavado.

São estacas projetadas quando não há lençol freático no terreno, ou se existente, profundo o suficiente para permitir a execução das mesmas. A Civilsolo executa perfurações de estacas com diferentes diâmetros e profundidades, conforme projeto definido por engenheiros especializados.

blank
blank

Os ensaios CPT (do inglês Cone Penetration Test, traduzido como Teste de Penetração de Cone) e CPTu (também conhecido como piezocone) são considerados internacionalmente como uma das mais importantes ferramentas de investigação geotécnica e são especialmente utilizados para caracterizar geotecnicamente solos mole.

O perfil de solos moles argilosos, até mesmo orgânicos, são, em geral, muito compressíveis com baixa capacidade de suporte. Quando submetidos a carregamento, acarretam recalques significativos. Por isso uma análise especializada é necessária.

A execução deste ensaio consiste na cravação de uma ponteira cônica no terreno a uma velocidade constante de 2 cm/s, com auxílio de um equipamento hidráulico e hastes padronizadas. As informações coletadas são transmitidas a um computador a bordo com programa (software) capaz de processar em tempo real os valores de resistências de ponta, atrito lateral e poro pressão e desvio em função da profundidade.

Ensaios de CPT e CPTu

No ensaio CPT, medem-se a resistência de ponta e resistência lateral por meio de uma célula de carga acoplada mecanicamente ao cone. No ensaio CPTu, o cone é instrumentado e acoplado a um computador que recebe as informações de resistência de ponta, atrito lateral e medidas de poropressão.

Os resultados destes ensaios permitem a identificação estratigráfica de perfis de solos, a determinação das propriedades dos materiais prospectados, e a previsão da capacidade de carga de fundações.

Vantagens dos Ensaios

  • Perfilagem rápida e contínua do solo;
  • Resultados confiáveis e não dependentes do operador;
  • Alta produtividade;
  • Forte base teórica para interpretação dos resultados.

Limitações dos Ensaios

  • Não retiram amostras do solo;
  • Limite de cravação em solos muito resistentes.
blank

Estacas Strauss

blank

São estacas perfuradas com o emprego de uma sonda acionada por um tripé com motorização elétrica ou à diesel, trabalhando no interior de tubos de revestimento, cravados durante a execução. São executadas em concreto simples ou armado, moldadas in loco, com revestimento metálico recuperável.

A Civilsolo indica esse tipo de fundação mais econômica quando é necessário perfurar abaixo do lençol freático.

Tubulões a Céu Aberto

blank

A Civilsolo executa tubulões a céu aberto para situações específicas de fundação profunda. A escavação é feita por meio de um equipamento hidráulico montado sobre o chassi de um caminhão, com trado helicoidal colocado na ponta de uma haste telescópica que perfura e transporta o solo retirado. Após a escavação do fuste, pode ser executado o alargamento da base manualmente, caso especificado em projeto.

A vantagem desse tipo de fundação é a capacidade de suportar altas cargas estruturais da construção. Além disso, não produz vibrações, permitindo que sejam executados próximos às divisas do terreno sem danos às construções vizinha.

blank

Controle de Terraplenagem e Pavimentação

O controle de terraplanagem e pavimentação pela Civilsolo é realizado com o acompanhamento de laboratoristas experientes, incluindo: lançamento, espalhamento, correção de umidade e compactação do solo em obras de terraplenagem, bem como liberação de camadas de aterro por meio de ensaios in situ e de laboratório.

Antes de serem compactadas, as camadas de aterro devem estar com a umidade dentro da faixa admissível determinada em projeto.

Ensaios de Laboratório de Solo e Pavimentação

Na Civilsolo realizamos diversos ensaios que permitem caracterizar o solo com vistas ao dimensionamento de pavimentos rodoviários, aeroportuários e pisos industriais, bem como o controle de aterros quanto à resistência mecânica, compressibilidade e permeabilidade.

blank

Ensaio do Limite de Liquidez

O propósito deste ensaio é determinar o teor de umidade que representa o limite entre os estados líquido e sólido do solo. Identificamos o limite com o auxílio do aparelho de Casagrande.

Ensaio do Limite de Plasticidade

O propósito deste ensaio é determinar o teor de umidade do solo que representa o limite entre os estados plástico (onde o solo pode ser moldado) e semi-sólido, onde ele fica quebradiço.

Ensaio de Compactação

Também conhecido como Ensaio Proctor, o ensaio de compactação é considerado um dos mais importantes procedimentos de controle de qualidade de aterros de solos compactados. A Civilsolo utiliza esse ensaio para determinar a máxima densidade seca de um solo e sua umidade ótima. Tais condições otimizam o empreendimento em relação ao custo e ao desempenho estrutural do aterro.

Viga Benkelman

A Viga Benkelman é um ensaio de medidas de deflexões das camadas estruturais do pavimento de baixo custo e operação simples. A Civilsolo utiliza o equipamento quando é necessária a obtenção de parâmetros para o projeto, ou avaliação de pavimentos que apresentam problemas e não se conhece as suas origens.

blank
blank

Ensaio de CBR

Ensaio que determina a capacidade suporte de um solo compactado. O CBR, largamente empregado, é o parâmetro do dimensionamento de pavimentos. Junto com o parâmetro CBR, a Civilsolo também avalia a expansibilidade do solo e as informações de umidade ótima e densidade máxima seca compactada das amostras ensaiadas. 

blank

Projetos de Fundação

Os projetos de fundação são essenciais e determinam os parâmetros técnicos da base de uma construção. Quando bem elaborados, com rigor técnico e profissionalismo, garantem construções seguras com elementos construtivos e estruturais bem dimensionados.

Nesses projetos são compiladas todas as informações necessárias para a definição da fundação mais segura e adequada para cada tipo de solo e construção, visando um custo/benefício otimizado e uma economia inteligente.

Para elaboração de um projeto de fundação seguro e econômico, os engenheiros da Civilsolo necessitam previamente de algumas informações essenciais, como: 

  • Topografia do terreno;
  • Dados sobre construções vizinhas;
  • Cargas dos pilares que serão aplicadas ao solo;
  • Resultados de sondagens confiáveis;
  • Ensaios específicos, como CPTu, para solos moles, orgânicos e argilosos, de baixa resistência.

    Assessoria Geotécnica

    A equipe de engenheiros da Civilsolo fornece assessoria especializada para soluções de problemas geotécnicos específicos, incluindo:

    • Projetos de fundação de construções residenciais, comerciais, galpões industriais, edifícios e outros;
    • Estruturas de contenção (gabiões, solos reforçados, solos grampeados, dentre outros);
    • Taludes de corte e aterro, com ou sem reforço de geossintéticos;
    • Solos moles, por meio de estudos de recalques e tempo de adensamento.