Conheça nossos principais serviços
Há mais de 58 anos no mercado e com inúmeros clientes satisfeitos, a Civilsolo oferece soluções inteligentes na área de geotecnia e engenharia de fundações.

Ensaios de CPTu

Vane Test

Estacas Escavadas Mecanizadas

Tubulões à Céu Aberto

Controle de Terraplenagem e Pavimentação

Ensaios de Laboratório de Solos

Assessoria no Dimensionamento de Projetos de Fundação
Sondagens a Percussão Mecanizada e Manual (SPT)
Sondagem Mecanizada
A Máquina de Sondagem Modelo BIO 300, recém-incorporada ao portfólio da Civilsolo, foi projetada para otimizar as operações de sondagem. Sua tecnologia avançada permite que os serviços de investigação geotécnica sejam executados com agilidade e confiabilidade, atendendo plenamente às exigências da NBR 6484/2020 da ABNT.
A máquina de sondagem é posicionada no ponto de sondagem utilizando seu mecanismo de movimentação remoto. O sistema de perfuração do solo, que pode atingir mais de 40 metros de profundidade, utiliza um motor hidráulico de alta potência que imprime torque e velocidade controlados ao trado helicoidal. A máquina é equipada com um martelo automatizado e calibrado que realiza os golpes padronizados exigidos no ensaio de SPT.
Caso o nível de água seja atingido durante a sondagem, não há necessidade de uso de circulação de água com uso de bomba motorizada como no método tradicional, pois todo o furo é revestido por trados ocos, permitindo maior facilidade e rapidez operacional. As amostras de solo são coletadas a cada metro perfurado pelos operadores e posteriormente analisadas no laboratório da Civilsolo.
Sondagem Manual
Com a localização dos pontos de sondagem e os tripés instalados, os ensaios são iniciados com a cravação de um amostrador padrão por meio de um martelo de 65 kgf que cai em queda livre a uma altura de 75 cm. A quantidade de golpes necessários para que o amostrador penetre os primeiros 45 cm do solo são anotadas a cada 15 cm de cravação para cada metro perfurado.
Após o primeiro ensaio de cravação, o amostrador é retirado e mais um metro é escavado. O amostrador é inserido novamente e o processo recomeça, acoplando os segmentos de hastes conectados por luvas conforme ocorre o avanço de profundidade, até atingir o critério de paralisação definido previamente conforme o tipo de construção, ou quando for impenetrável à percussão.
Durante a sondagem manual, se o lençol freático for atingido, utiliza-se o método de perfuração por circulação de água, conhecido por lavagem. Também isso ocorre, quando a perfuração for inferior a 50 mm após dez minutos de operação, mesmo em solo seco. O material escavado é removido mediante a circulação de água, realizada por uma bomba d’água motorizada.
A etapa final do trabalho consiste em calcular o valor do NSPT, que é a soma dos golpes necessários dos últimos 30 cm. O índice resultante indicará a resistência final do solo do terreno a cada metro perfurado e as amostras coletadas e devidamente etiquetadas serão posteriormente analisadas em laboratório.
Execução da
Sondagem Mecanizada
Assista o vídeo em seguida e veja como a Civilsolo pode te atender com o serviço de Sondagem Mecanizada.
Ensaios de CPT e CPTu
Os ensaios CPT e CPTu são considerados internacionalmente como uma das mais importantes ferramentas de investigação geotécnica e são especialmente utilizados para caracterizar geotecnicamente solos moles.
O perfil de solos moles argilosos, até mesmo orgânicos, são, em geral, muito compressíveis com baixa capacidade de suporte. Quando submetidos a carregamento, acarretam recalques significativos. Por isso uma análise especializada é necessária.
A execução deste ensaio consiste na cravação de uma ponteira cônica no terreno a uma velocidade constante de 2 cm/s, com auxílio de um equipamento hidráulico e hastes padronizadas. As informações coletadas são transmitidas a um computador a bordo com programa (software) capaz de processar em tempo real os valores de resistências de ponta, atrito lateral e poropressão em função da profundidade.
No ensaio CPT, medem-se a resistência de ponta e resistência lateral por meio de uma célula de carga acoplada mecanicamente ao cone. No ensaio CPTu, o cone é instrumentado e acoplado a um computador que recebe as informações de resistência de ponta, atrito lateral e medidas de poropressão.
Os resultados destes ensaios permitem a identificação estratigráfica de perfis de solos, a determinação das propriedades dos materiais prospectados, e a previsão da capacidade de carga de fundações.
Vantagens dos Ensaios
- Perfilagem rápida e contínua do solo;
- Resultados confiáveis e não dependentes do operador;
- Alta produtividade;
- Forte base teórica para interpretação dos resultados.
Limitações dos Ensaios
- Não retiram amostras do solo;
- Limite de cravação em solos muito resistentes.
Vane Test
O Vane Test, conhecido como ensaio de palheta, é um método in situ amplamente utilizado na geotecnia para determinar a resistência ao cisalhamento não drenada (Su) de solos coesivos e saturados. É um ensaio prático, rápido e econômico, realizado diretamente no campo e com resultados imediatos.
Graças a sua simplicidade e excelente custo-benefício, o Vane Test é amplamente aplicado em estudos de fundações, estabilidade de taludes, barragens e aterros etc, especialmente em regiões com solos moles, como argilas e solos orgânicos. Este método é particularmente vantajoso quando ensaios de laboratório são inviáveis ou apresentam maior dificuldade, seja pela complexidade de execução ou pela preservação de amostras intactas.
Estacas Escavadas Mecanizadas
As estacas escavadas são elementos da fundação profunda e executadas por um equipamento hidráulico rotativo montado sobre chassi de caminhão perfuratriz, com trado helicoidal colocado na ponta de uma haste telescópica que perfura e transporta o solo escavado.
São estacas projetadas quando não há lençol freático no terreno, ou se existente, profundo o suficiente para permitir a execução das mesmas. A Civilsolo executa perfurações de estacas com diferentes diâmetros e profundidades, conforme projeto definido por engenheiros especializados.
Tubulões a Céu Aberto
A Civilsolo executa tubulões a céu aberto para situações específicas de fundação profunda. A escavação é feita por meio de um equipamento hidráulico montado sobre o chassi de um caminhão, com trado helicoidal colocado na ponta de uma haste telescópica que perfura e transporta o solo retirado. Após a escavação do fuste, pode ser executado o alargamento da base manualmente, caso especificado em projeto.
A vantagem desse tipo de fundação é a capacidade de suportar altas cargas estruturais da construção. Além disso, não produz vibrações, permitindo que sejam executados próximos às divisas do terreno sem danos às construções vizinha.
Controle de Terraplenagem e Pavimentação
O controle de terraplanagem e pavimentação pela Civilsolo é realizado com o acompanhamento de laboratoristas experientes, incluindo: lançamento, espalhamento, correção de umidade e compactação do solo em obras de terraplenagem, bem como liberação de camadas de aterro por meio de ensaios in situ e de laboratório.
Antes de serem compactadas, as camadas de aterro devem estar com a umidade dentro da faixa admissível determinada em projeto.
Ensaios de Laboratório de Solo e Pavimentação
Na Civilsolo realizamos diversos ensaios que permitem caracterizar o solo com vistas ao dimensionamento de pavimentos rodoviários, aeroportuários e pisos industriais, bem como o controle de aterros quanto à resistência mecânica, compressibilidade e permeabilidade.
Ensaio do Limite de Liquidez
O propósito deste ensaio é determinar o teor de umidade que representa o limite entre os estados líquido e sólido do solo. Identificamos o limite com o auxílio do aparelho de Casagrande.
Ensaio do Limite de Plasticidade
O propósito deste ensaio é determinar o teor de umidade do solo que representa o limite entre os estados plástico (onde o solo pode ser moldado) e semi-sólido, onde ele fica quebradiço.
Ensaio de Compactação
Também conhecido como Ensaio Proctor, o ensaio de compactação é considerado um dos mais importantes procedimentos de controle de qualidade de aterros de solos compactados. A Civilsolo utiliza esse ensaio para determinar a máxima densidade seca de um solo e sua umidade ótima. Tais condições otimizam o empreendimento em relação ao custo e ao desempenho estrutural do aterro.
Viga Benkelman
A Viga Benkelman é um ensaio de medidas de deflexões das camadas estruturais do pavimento de baixo custo e operação simples. A Civilsolo utiliza o equipamento quando é necessária a obtenção de parâmetros para o projeto, ou avaliação de pavimentos que apresentam problemas e não se conhece as suas origens.
Ensaio de CBR
Ensaio que determina a capacidade suporte de um solo compactado. O CBR, largamente empregado, é o parâmetro do dimensionamento de pavimentos. Junto com o parâmetro CBR, a Civilsolo também avalia a expansibilidade do solo e as informações de umidade ótima e densidade máxima seca compactada das amostras ensaiadas.
Assessoria no Dimensionamento de Projetos de Fundação
Os projetos de fundação são essenciais e determinam os parâmetros técnicos da base de uma construção. Quando bem elaborados, com rigor técnico e profissionalismo, garantem construções seguras com elementos construtivos e estruturais bem dimensionados.
Para execução de um projeto de fundação seguro e econômico, os engenheiros da Civilsolo necessitam previamente de algumas informações essenciais, como:
- Topografia do terreno;
- Dados sobre construções vizinhas;
- Cargas dos pilares que serão aplicadas ao solo;
- Resultados de sondagens confiáveis;
- Ensaios específicos, como CPTu, para solos moles, orgânicos e argilosos, de baixa resistência.
A Civilsolo, além de executar fundações, atua de forma ativa na busca por soluções técnicas em parceria com seu engenheiro projetista para ajustar o dimensionamento do projeto de fundação quando necessário, garantindo segurança e economia com eficiência e foco nas necessidades específicas da sua obra.