Escolha uma Página

Estacas Escavadas

Definir o tipo correto de fundação e a forma de executá-la é um dos processos mais importante em qualquer tipo de construção. Toda construção transfere uma carga contínua no solo e, caso o solo seja “desconhecido”, é fundamental realizar ensaios de sondagens para caracterizá-lo quanto a sua resistência e tipo, antes de iniciar a fundação. Tudo isso para garantir segurança e solidez necessárias para a sua construção.

As estacas escavadas realizadas pela Civilsolo cumprem esta finalidade, certificando que a fundação estará segura e impedirá a ocorrência de problemas futuros de fundação. É um processo simples, sem emissão de ruídos excessivos e vibrações, garantindo todos os requisitos que um bom projeto de fundação necessita.

Servico Civilsolo Estaca Escavada

Conhecer o solo é essencial para qualquer tipo de construção

Assista esse curto vídeo e entenda a importância de conhecer o solo antes de fazer a fundação de sua casa ou empreendimento.

Por que escolher a Civilsolo?

Nós somos especialistas em geotecnia e fundações. Atuamos há mais de 50 anos do mercado, com equipes de campo bem treinadas e conhecimento geotécnico especializado, realizando diversas soluções geotécnicas em Jundiaí e região para inúmeras construções e empreendimentos de pequeno, médio e grande porte.

Além disso, estendemos nossas atividades além do papel de agente executor. Nossa equipe proporciona um suporte técnico especializado com acompanhamento assistido durante e após a realização dos trabalhos, sem quaisquer custos adicionais. E, ainda, podemos fazer uma avaliação geotécnica no projeto de fundação indicando recomendações técnicas de nossos engenheiros a fim de garantir dimensionamentos adequados das estacas e uma economia segura para a execução da fundação.

Estrutura De Construcao
Escritorio Civilsolo
blank

O que são Estacas Escavadas?

As estacas escavadas são elementos de fundação profunda, caracterizadas por grandes comprimentos e seções transversais pequenas. São estacas de concreto armado moldadas “in loco” e feitas a partir da escavação mecânica com equipamento rotativo.

Esse procedimento leva em consideração o perfil das sondagens e o projeto de fundação que define as dimensões das estacas que serão perfuradas. A Civilsolo tem uma equipe preparada, incluindo engenheiros geotécnicos especializados e equipes de campo experientes para realização dos serviços.

Vantagens

N
Alta produtividade;
N

Cumprimento dos prazos estipulados;

N

Baixo custo, quando comparado a outros tipos de fundação como as estacas hélice contínua, estacas raiz e outras;

N
Baixa vibração em terrenos vizinhos;
N
Mobilidade do equipamento;
N
Adaptabilidade aos vários tipos de terrenos.

Desvantagens

M

As perfurações só podem ser realizadas acima do lençol freático;

M

Dificuldade de perfuração em solos residuais muito duros.

Qual a finalidade das ESTACAS ESCAVADAS?

Servico Civilsolo Estaca Escavada

Sem a presença das estacas, todo o peso da construção recairia sobre o solo diretamente e provocaria recalques capazes de causar sérios danos às estruturas da edificação, como: trincas, rachaduras e, em casos mais graves, o colapso total. As estacas escavadas são indicadas para solos onde o comprimento definido pelo projeto está acima do lençol freático.

As construções transmitem continuamente o seu peso (cargas) para o solo, por essa razão conhecer suas características é essencial. Devido à heterogeneidade do subsolo, antes de iniciar a fundação de uma residência ou empreendimento, é necessário conhecer, além das cargas aplicadas pela a estrutura da construção, a resistência do solo nas suas diferentes camadas – saiba mais em sondagens a percussão. Isso porque a principal função das estacas é transmitir as cargas da estrutura de uma edificação para o solo de forma equilibrada e estável.

COMO AS ESTACAS
ESCAVADAS
SÃO REALIZADAS?

A execução das estacas escavadas é feita por meio do uso de um equipamento hidráulico posicionado sobre o chassi de um caminhão perfuratriz. Um trado helicoidal é colocado na ponta de uma haste telescópica que perfura até 20 metros de profundidade (nosso limite máximo) e transporta o solo escavado até a superfície.

De acordo com a necessidade do projeto, o subsolo é perfurado por trados helicoidais com diferentes diâmetros, incluindo as medidas de: 25, 30, 40 e 50 centímetros. Para suportar grandes cargas e garantir sustentação, a Civilsolo também executa tubulões que podem variar de 60 centímetros a 1,10 metro de diâmetro.

Metodologia de Trabalho

Ao receber uma solicitação para executar projetos de fundação, analisamos previamente os documentos e os procedimentos já realizados no terreno. Durante a análise, garantimos atenção especial às sondagens e projetos de fundações com planilhas de cargas fornecidas pelo engenheiro calculista.

O processo de trabalho inclui contatos telefônicos e presenciais da nossa equipe de engenheiros com os engenheiros projetistas (que elaboram projetos de fundação) e com os engenheiros calculistas (que elaboram projetos estruturais).

É comum ocorrerem revisões nos projetos de fundação. Isso acontece devido a especialidade da Civilsolo e a experiência dos nossos engenheiros geotécnicos. Fornecemos recomendações técnicas seguras e adequadas sobre as quantidades, dimensões e comprimento das estacas, a fim de aumentar a segurança e proporcionar uma economia inteligente para a obra.

Em alguns casos, devido a heterogeneidade do solo, podemos solicitar mais sondagens para aumentar o nível de amostragem do subsolo. Esse é um procedimento técnico que permite um conhecimento mais detalhado do solo em profundidade, fundamental para o dimensionamento e execução segura e econômica da fundação.

Após a análise do projeto e antes de iniciar as perfurações mecanizadas, avaliamos a topografia do terreno para analisar eventuais cortes e aterros. Caso seja necessário, fazemos uma visita técnica prévia ao local da obra para observar o acesso e movimentação dos caminhões, dos equipamentos e da equipe de forma segura.

Servico Civilsolo Consultoria Geotecnica

Após finalizadas as etapas anteriores e com as estacas e/ou tubulões demarcados no terreno pela topografia, programamos a execução propriamente dita das perfurações, supervisionada por encarregados responsáveis.

Durante as perfurações, é importante que um equipamento de responsabilidade do cliente faça a remoção do solo a fim de permitir livre movimentação do caminhão perfuratriz na obra.

Quando a profundidade das estacas especificadas no projeto é atingida, caso haja solicitação do cliente, realizamos a colocação das armações no interior das escavações das estacas. Esse procedimento poderá ocorrer de forma manual e/ou com o auxílio do caminhão munck mediante a avaliação do nosso encarregado.

Por fim, a concretagem das estacas, caso seja solicitada pelo cliente, é realizada normalmente com o auxílio de uma bomba. O concreto deve estar de acordo com o traço especificado no projeto.

Escritorio Civilsolo

Requisitos necessários
antes das Estacas Escavadas

N

Localização da Obra;

N
Laudos de sondagens;
N
Projeto de fundação com a tabela de cargas e cotas de arrasamento;
N
Projeto arquitetônico para verificar topografia do terreno e possíveis cortes e aterros;
N
Locação topográfica dos pontos das estacas no terreno;
N
Cronograma das etapas de trabalho.

Um investimento
que vale a pena

Na Civilsolo operamos com equipes de campo treinadas e preparadas para a realização de boas práticas de fundação, seguindo todas as normas estabelecidas pela legislação brasileira. Além disso, nossos engenheiros colaboram com as obras de acordo com as necessidades de cada projeto para garantir resultados precisos e confiáveis.

Quando o dimensionamento das estacas é bem projetado, com base nas cargas estruturais e em sondagens bem feitas, há qualidade, segurança e economia inteligente na execução das fundações. 

Clientes que recomendam a Civilsolo

Contratar a Civilsolo é uma experiência de colaboração mútua para atingir os resultados que você espera.

William Ruiz

Sondagem

Empresa muito sólida e séria, sinto orgulho em ser cliente e parceiro da Civil Solo.

Fabiano Fabrício

Fornecimento de Laudos

Excelente empresa. Profissionais extremamente atenciosos e receptivos. Precisei de uma documentação de uma obra de 10 anos atrás e tudo me foi fornecido. Essa mesma obra nunca apresentou nenhum tipo de problemas estruturais relacionados ao serviço prestado. RECOMENDO.

Marcio Parimoscki

Fornecimento de Laudos

Trabalho feito com extrema competência e pessoal muito atencioso.